sábado, 26 de fevereiro de 2011

Monte Fuji

Yo minna hoje vou trazer umas coisas sobre o monte fuji que todos vocês já devem ter ouvido falar pelo menos uma vez na vida e se nunca ouviu falar hoje vão saber um pouco sobre ele o/


História
A origem do monte Fuji começou há milhares de anos atrás quando o arquipélago foi separado do continente.
Sua origem se deu por atividades vulcânicas aumentando cada vez mais seu tamanho.
No início seu nome não era o que conhecemos agora, seu primeiro nome foi Sen-komitake passando para Ko-Mitake, Ko-Fuji (velha Fuji), Shin-Fuji (nova Fuji) e por fim Fuji.
Localização
Localiza-se nas bordas entre Yamanashi e Shizuoka e pode ser visto de Tóquio e Yokohama em dias limpos.
Caminhadas
O Fujisan recebe todos os anos mais de 200.000 pessoas que sobem por várias trilhas até o topo.
As épocas abertas para as caminhadas vão de Julho a Agosto que é quando a neve do topo se derrete.
Fora dessa época é necessário o uso de equipamentos especiais para a subida e também para suportar o frio que no topo é muito intenso. Também é necessário um roteiro escrito que deve ser submetido aos órgãos controladores.
Clima
Durante a época livre para a caminhada a temperatura no topo varia de -18 ~8 graus centígrados.
Coisas sobre o Fuji
Se todo brasileiro deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho antes de morrer, o japonês tem uma missão a mais: escalar o Monte Fuji. O ponto mais alto do Japão é considerado um símbolo sagrado para os nipônicos, além de ostentar títulos (verdadeiros ou não) de a montanha mais escalada do mundo, o lugar mais fotografado e com maior concentração de energia. Nos últimos anos, o monte vem registrando aumento do número de visitantes estrangeiros que são atraídos pela aura e beleza. Cada vez mais, o principal ícone físico do Japão é valorizado como uma das principais rotas espirituais do planeta, ao lado de lugares como o caminho de Santiago de Compostela (Espanha) ou o Monte Athos (Grécia). Mas, afinal, por que o Fuji tem tanta importância não apenas para o Japão, mas também para toda humanidade?

Os vulcões eram considerados seres divinos pelos homens pré-históricos, quando ainda não se sabia produzir o fogo. As lavas vulcânicas vinham das profundezas e traziam o calor e as chamas tão vitais para os primórdios do ser humano. Com o Monte Fuji não foi diferente, ainda mais porque foi formado não apenas por um, mas por três vulcões que se fundem há cerca de 100 mil anos.
As lendas da antigüidade logo deram ao monte o poder de unir o profano da terra aos deuses dos céus. Essa trajetória do fogo, desde as profundezas até as alturas, hoje é percorrida por cerca de 300 mil turistas todo ano nos meses de julho e agosto. Claro que nem todos sobem a montanha imbuídos com esse espírito místico. Para alguns, a subida resume-se a uma cansativa caminhada, que é recompensada pela vista do topo.
Mas, para a maioria, a escalada tem um toque sagrado, relacionado com o trajeto do fogo. Uma das atrações aos pés da montanha, o Himatsuri, ou Festival do Fogo, é realizado todo ano no final de agosto. Tochas de até três metros de altura, que queimam nas ruas da cidade de Fujiyoshida, atuam como elemento purificador, simbolizando as lavas vulcânicas. Antes dos festejos, os visitantes podem fazer a escalada, passando por 10 estações de apoio. A superação das barreiras físicas e do cansaço faz da subida uma verdadeira peregrinação. Como toda rota espiritual, a caminhada é uma oportunidade para os viajantes refletirem sobre a própria vida.

10 curiosidades sobre o Monte Fuji

1. É a montanha mais alta do Japão e a 35ª do mundo;
2. A primeira pessoa a subir o Monte Fuji foi um monge anônimo, no ano de 663;
3. O primeiro estrangeiro escalou em 1860;
4. Atualmente , cerca de 200 mil pessoas por ano escalam a montanha nos meses de julho e agosto;
5. 30% das pessoas que sobem são estrangeiras;
6. O Fuji é considerado sagrado pelos japoneses desde os tempos antigos;
7. Até a Era Meiji, as mulheres eram proibidas de fazer a escalada;
8. A temperatura média no topo varia de 18 a 8 graus celsius no verão.
9. O Monte Taranaki na Nova Zelândia é tão parecido com o Fuji em alguns ângulos que se passou por ele no filme ¨O Último Samurai¨.
10. O cantor Kyu Sakamoto contratou carregadores para levar um piano para uma apresentação no topo. (poha subir o monte Fuji com um piano é sacanagem os carrgadores devem ter ganhado muito bem pra fazer isso)
Agora vão umas fotos do Monte Fuji pra vocês






Nenhum comentário: