domingo, 18 de setembro de 2011

Onigawara e máscaras Hannya


Onigawara são telhas decorativas que normalmente são postas nas extremidades dos telhados dos templos, santuários e residências. Literalmente, significa “telha do Oni”, sendo redundante dizer que seus entalhes demonstram a face de um Oni. No entanto, o termo acabou sendo utilizado para designar também as telhas decorativas em forma de flores ou animais, bem como em forma de Baku, o youkai devorador de pesadelos, de Dragão, de Fênix, e de outras criaturas sobrenaturais.

Muito além de ser um mero elemento arquitetônico, as Onigawara exercem um papel de proteção, prevenindo os intemperismos, afastando desastres naturais, fogo e espíritos malignos. Elas são colocadas estrategicamente nos cantos nordestes das construções. Como já vimos, a posição nordeste é conhecida o “Portão do Oni”, e, no Feng Shui, é uma direção nada auspiciosa…

O Monte Hiei, por estar localizado a nordeste de Kyoto, foi escolhido como local para a construção do templo de Enryakuji, da escola Tendai, a fim de proteger a antiga capital do Japão das influências nefastas emanadas daquele quadrante. Tanto na cidade como no templo, tornou-se habitual a colocação de Onigawaras nos cantos nordestes de cada um dos edifícios, de modo a exorcizar o “Portão do Oni”.

Com o mesmo propósito, passou-se a utilizar as famosas máscaras Hannya do teatro Noh dentro das residências. Mais do que uma peça decorativa, as máscaras Hannya, que representam espíritos de mulheres maldosas e ciumentas que se transformaram em onis, também servem como elemento para afastar os maus espíritos e influências negativas.

Nenhum comentário: