Desde o início os Anonymous começaram a usar em suas manifestações a máscara deGuy Fawkes, popularizada pela HQ e filme V de Vingança (V for Vendetta, no original). O protagonista da história cobria o rosto com a dita máscara enquanto tentava destruir o estado.
Composto em sua maioria por jovens, o grupo conseguiu certa repercussão em seus primeiros ataques à "Igreja" da Cientologia, uma influente seita da qual fazem parte personalidades como Tom Cruise, John Travolta, Jason Lee e José Mota.
As ferramentas usadas pelo Anonymous normalmente foram de ataques DDoS e faxes negros a trotes e outras medidas visando paralisar as operações da seita. Tudo começou com este vídeo, e pouco depois pessoas de todo o mundo se juntaram à causa.
O ano de 2010 foi um marco na história do Anonymous. Wikileaks.ch, um site fundado pelo australiano Julian Assange, protagonizou o maior vazamento de arquivos confidenciais da história, 250.000 documentos diplomáticos pertencentes a embaixadas estadounidenses em todo o mundo. Os documentos deixavam claros crimes de guerra, experiências com crianças e um sistema totalmente fraudulento baseado no dólar. Não demorou muito até o WikiLeaks receber ataques de políticos e instituições que, em alguns casos, chegaram a pedir a morte de seu fundador. Não queriam a revelação da verdade.
E foi aí que apareceram os membros do Anonymous, de novo em sua luta pela liberdade, se convertendo nos maiores defensores de Assange e do WikiLeaks no mundo. As máscaras voltaram a aparecer nas ruas quando, em 7 de dezembro de 2010, Assange foi preso em Londres acusado de um falso crime de abuso sexual.
Tudo fazia parte de uma teia de aranha formada com a intenção de silenciar o WikiLeaks. Paypal, Visa, Mastercard, Amazon e Moneybookers negaram seus serviços ao site. Isso desencadeou uma série de ataques em DDoS por parte do Anonymous aos sites dessas e outras instituições, que foram derrubados e assim ficaram durante horas enquanto os ataques alcançavam repercussão internacional.
A partir daí ficou evidente que o Anonymous era formado por muitas pessoas, mais do que todos podiam imaginar. Ficou claro com a Operação Leakspin (dedicada a traduzir e divulgar documentos vazados pelo WikiLeaks) e mais ainda quando no dia 18 de dezembro seus membros se organizaram para inundar as ruas do mundo com panfletos pró-Wikileaks, Assange e Anonymous. Era a Operação Paperstorm.
O caso WikiLeaks tem servido para juntar milhares de pessoas em todo o mundo na luta pela liberade. Os ataques DDoS foram utilizados contra os governos da Tunísia e Zimbábue, contra o Bank of America, Berlusconi, SGAE e vários daqueles que promovem a censura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário