sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

youkais 2

Yo minna mais um post de youkais pra vocês \o/


Tanuki é uma espécie do Nyctereutes, família canídea típica do Japão. Faz parte da mitologia japonesa desde tempos antigos. O Tanuki místico é travesso e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas.
  Enquanto as histórias das raposas são muito sérias, as do tanuki são mais divertidas.Também mais ingênua, dizem que o tanuki adora saquê e é freqüentemente retratado com uma garrafa de saquê em uma mão e uma nota promissória na outra (uma conta que ele nunca paga). Até hoje suas estátuas podem ser vistas especialmente do lado de fora de restaurantes e bares para atrair clientes.



Kappa, Gataro ou ainda Kawako é o nome de um youkai aquático do folclore japonês. Ele pode ser tanto benéfico quanto maléfico e os japoneses acreditam que há algumas maneiras de se proteger contra um kappa maldoso. Os kappa deram também seu nome a uma forma de sushi e a uma série de animação (Kappa Mikey).




Oni são criaturas da mitologia japonesa.O termo Oni é equivalente ao termo "demônio" ou "ogro", porque tais podem descrever uma variedade grande das entidades.Onis são criaturas populares da literatura, arte e teatro japonês. Um oni é humanóide; eles geralmente são grandes, mas as vezes pequenos, e têm rostos de homens, macacos ou bestas e ocasionalmente até de pássaros. Freqüentemente possuem chifres, que variam desde pequenas protuberancias a chifres longos, pontudos e espiralados que formam arcos como em um antílope, ou lisos como os chifres de um dragão. Selvagens na natureza, raramente vestem muito mais do que um fundoshi.
A variação mais famosa dos oni - com chifres como de um boi e trajando um fundoshi de pele de tigre, pode ser relacionado ao kimon, a porta do demônio, através da qual os infortunados do mundo devem passar.
 A porta é encontrada no noroeste, ou no sentido do ushi-tora - Ushi e tora que são os sinais do boi e do tigre. Por outro lado, a aparência dos oni é derivada provavelmente dos demônios chineses, importados dos contos do submundo budista. Emma-Daio, o rei do jigoku (inferno), é imaginado às vezes como tendo dois assistentes,o aka-oni (ogro vermelho) e o ao-oni (ogro azul ou verde).
 O oni ni kanabo possui um porrete cravejado com pontas de ferro, o kanabo. Mesmo que uma arma tão poderosa pareça desnecessária nas mãos de uma besta tão amedrontadora,de qualquer maneira esses onis são descritos frequentemente carregando estes instrumentos destrutivos.






A nure-onna é uma criatura anfíbia com a cabeça de uma mulher e corpo de serpente .Embora a descrição de sua aparência varia um pouco de história para história, ela tem sido descrita como sendo 300 m de comprimento e tem,como olhos de cobra, longas garras, presas e bonita, cabelos longos. Ela normalmente é avistado em uma praia , lavando os cabelos. A intenção nure-onna é desconhecido. Em algumas histórias, ela é um ser monstruoso que é poderoso o suficiente para destruir as árvores com sua cauda e se alimenta de seres humanos. Ela carrega consigo um pacote pequeno, como uma criança, que ela usa para atrair vítimas em potencial. Se uma pessoa bem-intencionada se oferece para segurar o bebê para ela, a nure-onna vai deixá-los. Se eles tentarem descartar o pacote, no entanto, é revelado que ele não é uma criança em tudo. Em vez disso, o pacote torna-se extremamente pesado e impede a vítima de fuga. Ela, então, usa sua língua comprida e cobra para sugar todo o sangue do corpo de sua vítima. Em outras histórias, uma nure-onna é simplesmente buscar a solidão como ela lava os cabelos e reage violentamente a quem incomoda. Referências


Umibozu é um espírito no folclore japonês . O Umibozu é dito que vivem no oceano e virar o navio de qualquer um que ouse falar com ele.O nome deste espírito, que combina o caráter de "mar" com o caráter de "monge budista", possivelmente está relacionado ao fato de que o Umibozu é dito ter uma cabeça redonda, grande, parecido com a cabeça rapada dos monges budistas. Alternativamente, eles são enormes Yokai ( fantasmas ) que aparecem ao naufrágio das vítimas e dos pescadores. Acredita-se que ser padres se afogou, e exibem a cabeça raspada e, normalmente, parece estar rezando. Geralmente é relatado como tendo um cinza, semelhante nuvem tronco e membros serpentina. De acordo com uma história, se irritou, eles pedem que as tripulações fornecer um barril que ele passa a encher com água do mar para afogá-las. Para evitar esse destino desastroso, é necessário dar-lhe um barril sem fundo.Do período Edo karuta obake cartão retratando uma Umibozu
Este conto é provavelmente relacionados com outra tradição japonesa, que diz que as almas das pessoas que não têm ninguém para cuidar de seus túmulos se refugiar no mar.

Nenhum comentário: