O Castelo de Himeji é uma jóia da arquitetura japonesa, sendo preservado e mantido com as mesmas características da época de sua construção. Localizado no centro da cidade de mesmo nome, na província de Hyogo, ele é considerado atualmente o maior do Japão.
A história do castelo é bem interessante. Primeiramente ele começou a ser edificado como um forte no ano de 1333 por Norimura Akamatsu (antigo governador da região). Em 1346 uma construção em forma de castelo foi realizada por Sadanori Akamatsu, estando ainda em posse da família.
Em 1580 o líder militar Hideyoshi Toyotomi tomou posse do castelo, já bem mal tratado, e deu inicio a uma série de reformas, construindo um castelo mais moderno de três andares. Em 1598 falecera (o senhor feudal ao qual ele servia também havia morrido), deixando caminho aberto para Tokugawa (um grande senhor feudal) que tomou o poder no Japão em 1.600.
Em 1601 Tokugawa deu como presente a Terumasa Ikeda que era um de seus generais, e genro, tornando-se o novo proprietário do Castelo de Himeji. Sendo assim ele então inicia a ampliação do castelo para cinco níveis externos, sete andares internos, além de mais três torres menores. Sua construção levara oitos anos para que fosse concluída, contando com a uma mão de obra de aproximadamente 50 mil trabalhadores.
Durante o século 17 as técnicas de construção atingiram o seu ponto máximo. O castelo foi devidamente projetado contra ataques inimigos e desastres naturais, suportando até mesmo a violentos terremotos (sua estrutura permite a absorção de vibrações). As suas paredes foram recobertas por uma resina especial a prova de fogo.
O apelido do castelo é “Garça Branca”, devido as suas paredes serem cobertas por alvenaria branca, juntamente a outros elementos decorativos e beirais curvos que fazem lembrar uma garça em pleno vôo. O castelo feito de madeira tem o acabamento em alvenaria; e isso a modernizou, tornando-a mais resistente comparada as demais da época.
Em volta do castelo há uma rede de caminhos, com muitos degraus murados e com vários portões e torres. Pode-se dizer que ali consiste um labirinto, muito fácil de ser perder. No seu interior foram feitos lugares secretos, para que no caso de uma invasão inimiga a família do senhor feudal, assim como soldados e serviçais, pudessem viver com a comida que nestes setores eram estocados. A área inteira é cercada por um muro e um fosso externo, havendo apenas uma passagem para entrar ou sair do local.
O Castelo Himeji venceu o tempo, mantendo sua forma original por quase 400 anos. Felizmente desde a reconstrução de Ikeda nenhum ato de guerra trouxera dano ao local, escapando inclusive da Segunda Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário