yo o/ hoje vou falar um pouco dos youkais.
Yokai,é uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês, que inclui o oni (ogro),a kitsune (raposa) e a Yuki-onna (mulher da neve). Alguns são humanos com características de animais,ou o contrário, como o Kappa (criança do rio) e o Tengu (cães sagrados). Um yokai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos.Um yokai que tem a habilidade de se transformar é chamado de obake.O termo yokai é ambíguo, e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural.
Yuki-onna é um espírito ou youkai encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens,e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.
Hone-onna (literalmente: a mulher do osso) é um youkai do folclore japonês .Como seu nome sugere, sua verdadeira forma é a de uma mulher esquelética.Sob o disfarce de uma bela mulher, ela seduz homens inconscientes, enquanto ela suga a força vital de suas metas e seco.
Um Bakeneko é, no Folclore Japonês,um gato com habilidades sobrenaturais parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki.Um gato pode virar um Bakeneko de várias maneiras:
Atingindo uma certa idade; Sendo mantindo preso por um certo número de anos; Crescendo até um certo tamanho; Tendo uma cauda muito grande. No último caso, a cauda se divide em duas e o Bakeneko é então chamado de nekomata "Gato dividido". Essa superstição pode ter algum relacionamento com o cruzamento de Bobtail Japonês.Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido, criando bolas de fogo fantasmagóricas,causando pesadelos, andando sobre duas pernas, mudando sua forma na de um humano,e até devorando seu próprio dono para tomar seu lugar. Quando finalmente morto, seu corpo pode ter até 1,50 metros de comprimento.Ele também representa um perigo se entrar em uma sala onde haja um cadáver, acredita-se que ele reanime o corpo se pular sobre este.
Kitsune é a palavra japonesa para raposa.Raposas são um assunto comum no Folclore Japonês; kitsune refere-se geralmente neste contexto. Histórias as descrevem como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. Entre estes poderes mágicos, tem a habilidade de assumir a forma humana normalmente aparecem na forma de uma mulher bonita, uma jovem ou uma velha. Enquanto algumas histórias falam que as kitsunes usam essa habilidade apenas para enganar as pessoas como muitas vezes fazem em folclores outras histórias as retratam como guardiãs fiéis, amigas, amantes e esposas. Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões.
Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão antigo; esta convivência deu origem a lendas sobre essas criaturas. Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta, Inari — Deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da industria , servindo como suas mensageiras.Esta função reforçou o significado sobrenatural da raposa. A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, podendo chegar em nove. Quanto mais caudas uma kitsune tiver mais velha, sábia e poderosa ela é. Histórias dizem que leva 100 anos para uma cauda aparecer.Devido a seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário