domingo, 19 de dezembro de 2010

Talismãs japoneses

  Um pouco de sorte não faz mal a ninguém. Uns são mais afortunados. Outros nem tanto. Fato é que estamos sempre tentando atrair um pouco de boa fortuna para nossa vida.
  Apesar de não se ter registro de quando surgiram os enguimonô(talismãs), sabe-se que eles já eram populares no século VIII a.C. e que são muito respeitados dentro da cultura e tradição japonesa como objetos de boa sorte, felicidade e fortuna.



DARUMA
É um dos mais antigos e populares. Diz a lenda que ele representa um monge budista que teria passado nove anos meditando sobre um rocha - o que lhe inutilizou os braços e as pernas.
Por isso, o Daruma é representado apenas como um rosto com os olhos brancos e tornou-se símbolo da perseverança. Quando tiver uma Daruma, você deve lha fazer um pedido e pintar um dos seus olhos. Assim que seu desejo for atendido, pinte o outro olho e troque a estatueta por um modelo maior.
Daruma-san é feito geralmente de  cor vermelha para espantar "o olho gordo". O fundo dele é pesado para que possa levantar-se simultaneamente mesmo estando na posição de queda. O fato de Daruma-san não cair, representa "jamais desistir", tanto que há um provérbio japonês que se diz:- "Caia sete vezes mas levante oito vezes".


 
MANEKI-NEKO
Esse simpático casal de gatinhos - Maneki e Neko - está presente em quase todos os estabelecimentos comerciais japoneses, pois, segundo a tradição, o gato, quando coça  a orelha, traz fortuna e prosperidade. Além disso, o macho representa a força, e a fêmea, a saúde e a felicidade.
Sua origem é pouco conhecida. Há séculos, a crença duma elite da nobreza japonesa, consagrou o gato de 3 cores como bichinho de estimação para trazer sorte. deve-se este fato à raridade da cor do pelo: amarelo, branco e preto em várias tonalidades. Como os que criavam o gato se viram beneficiados com a multiplicação de seus bens, o animal virou símbolo da fartura, sendo representado com a pata levantada como que "chamando dinheiro".
Alguns dizem que esse talismã representa um gato que salvou a dona de uma picada de cobra. Outra versão diz que se trata de uma homenagem ao gato de um velho monge de um templo em ruínas. Esse felino teria atraído a atenção de viajantes que se abrigarem no tempo, que prosperou.
Para prosperar também e livrar-se de imprevistos negativos, coloque umManeki-Neko em lugar de destaque, a uma altura superior a 1 metro.











 
OMAMORI
Muito semelhantes aos nossos patuás, os Omamori são pedaços de papel com uma oração impressa.
Trazem proteção, riqueza e sucesso. São conseguidos em templos budistas e xintoístas e deve estar sempre junto da pessoa, como um pingente.
Existem também alguns modelos, em madeira ou metal, para serem guardados em casa ou na  bolsa. Esses pequenos amuletos servem para tudo, desde proteger a casa até arranjar um bom casamento.
São colocados em saquinhos, contendo nomes de divindades e palavras de oração para proteger dos maus espíritos e catástrofes.
Os benefícios mais comuns são: proteção no trânsito, aprovação no exame vestibular, sucesso nos negócios, bom parto, proteção contra doenças e azares.
Os mais estranhos ficam por conta de talismãs denominados “tama no koshi” para quem deseja se casar com uma pessoa rica, “kyugi tokon omamori” para os que querem se sair bem em esportes que utilizam bola, amuletos de panda para os que desejam se tornar famosos, entre outros.
Quanto aos formatos, são muito variados, tendo amuletos no formato até de alças portáteis, selos e de personagens famosos.


 Outro dia coloco os outros Talismãs o/

Nenhum comentário: